Mídia: "Como induzir o leitor ao erro"

O blogueiro político Inaldo Sampaio escreveu um texto interessante (reproduzido abaixo) sobre a perseguição da mídia paulista ao ministro pernambucano, Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional. Os jornais paulistas, com o objetivo, desejam conter o avanço no cenário nacional do presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, numa clara demonstração de discriminação com nordestinos e, com o intuito também de, prontamente, desestabilizar a base aliada da presidente Dilma no Congresso.

Eu assisti ao vídeo com as respostas do ministro à imprensa e, achei incrível como os jornalistas escreveram ilações e mentiras em suas matérias, com o objetivo, claro, de induzir seus leitores e de dar alegria à claque cega de seus seguidores. Parece-me, realmente, que os paulistas, com o apoio da mídia tão engajada, ainda não absorveram e nem aceitaram a derrota eleitoral em 2010.

ministro-integração-nacional

"Se o deputado Thales Ramalho fosse vivo, estaria dando boas gargalhadas ao ver vicejar em Brasília com um vigor nunca visto, anteriormente, as chamadas "flores do recesso". Foi ele quem cunhou esta expressão para denominar as falsas notícias, notícias requentadas, meias verdades e crises políticas artificiais que a mídia brasiliense costuma criar nesta época do ano quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e os Tribunais Superiores param momentaneamente de funcionar.

O caso envolvendo o ministro Fernando Bezerra é um exemplo típico de crise política artificial. O ministro está sendo acusado, em tom de escândalo, de favorecer o seu Estado de origem, Pernambuco, na liberação de verbas do seu ministério destinadas à prevenção de catástrofes naturais. Ora, quem autorizou a liberação desses recursos foi a presidente Dilma Rousseff após acertar uma parceria com o governador Eduardo Campos para a construção de barragens de contenção na Mata Sul.

Se a ordem foi dada pela presidente e o Estado agilizou o início das obras porque os projetos estavam prontos, onde está o favorecimento? Nada obstante, um jornalista inventou que a presidente decretara "intervenção branca" na pasta de FBC, que a partir de agora não teria mais autonomia para manusear os recursos de sua pasta. A notícia, sabidamente mentirosa, foi desmentida de pronto pela própria ministra Gleisi Hoffmann. Mas a "antinotícia" gerou um desmentido para manter as "flores" vivas."

Do blog de Inaldo Sampaio.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.