Para que complicar a vida se você pode simplificar

Para que complicar a vida se você pode simplificar
O mundo que nos cerca é complicado e incentiva a complicação. As empresas, hoje em dia, também fazem a mesma coisa. Eu já não trabalho mais em empresa privada, mas sei bem como é, e como funcionam as coisas lá: muita burocracia.

E o pior é que a tendência de algumas pessoas é a de também complicar a vida. Não só no trabalho como em seus relacionamentos pessoais. No trabalho, por exemplo, eles fazem (e se perdem) numa série espantosa de ações, todas irrelevantes. É aquilo que os antigos filósofos chamavam de "esforço inútil".

Nos seus próprios relacionamentos eles têm, ainda mais, um talento inegável para complicar.
É o caso daquele cara que, por exemplo, conta uma mentira para a namorada ou esposa. Depois que ela acredita nele tem que sustentar a mentira dita, e se lembrar dela para não cair em contradição. Isso, muitas vezes, o perturba. O agita e rouba sua paz. E sem paz e sem tranquilidade é simplesmente impossível obter felicidade.

Navegando na web encontrei alguns gestos que podem simplificar (e muito) a vida nos seus relacionamentos. Eis alguns:
1 – Evite fazer cobranças demais. Ou se for o objeto delas, rejeite-as.
2 – Evite lembrar do passado que os levem a brigas.
3 – Evite especular sobre o futuro. Imaginar algo a respeito do qual você não tem a menor idéia se acontecerá ou não. (exemplo: sua mulher trair você com seu melhor amigo).
4 – Evite a tentação de parecer herói aos olhos de sua namorada.
5 - Evite conversas desnecessárias, melhor dizendo, evite TUDO o que for desnecessário - e evitar o programa do Faustão e do Raul Gil nas tardes de domingo também ajuda.

Para encerrar, cito uma frase do filósofo Epíteto:
"Não está em nosso controle modificar o mundo complicado que nos rodeia. Não temos poder nenhum sobre o Bin Laden, a guerra no oriente médio, o avião que voa sobre nossa cabeça ou as oscilações das bolsas de valores internacionais, mas está em nosso controle descomplicarmos a nós mesmos. Isso sim, já é suficiente."

Então, é isso aí! Sejamos sinceros e Be happy!

3 Comentários:

Éverton Vidal Azevedo disse...

Massa velho... Em todo lugar é assim, ao invés de facilitar complicamos.

Gostei do texto. Vou pensar pois tenho que des-complicar muita coisa heh.

Abç.
Inté!

Anônimo disse...

Detesto complicações, passo longe de gente complicada, o melhor mesmo é simplificar, minimizar, mas sempre dando a devida importância a tudo, nunca com desdém.
Chega o governo pra complicar a nossa vida.
Gostei!!!
Beijo, boa noite.

Amigao disse...

O maior sintoma de que somos complicados é achar que tudo a nossa volta é complicado.Esquecemos que o trabalho tem que começar de dentro pra fora.
Mas é complicado entender isto.
Abração amigão!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.