Faça backup do Gmail e salve suas mensagens no PC

Com o Take Out o Google criou uma opção bacana para você fazer backup de seus e-mails do Gmail. Mas, se você não quiser usá-lo, para sorte geral existe outro programa gratuito para realizar o backup de suas mensagens: é o Gmail Backup. Ele salva e deixa todas suas mensagens armazenadas em seu computador. Para usar essa ferramenta, os passos são simples, veja:

email-gmail-backup-computador

. Vá ao site oficial e faça o download do programa Gmail Backup, um processo bastante rápido, ele vai criar atalhos na área de trabalho e no menu iniciar.

. Execute o programa, insira os seus dados da conta do Gmail – login e senha – e defina o diretório em que quer que sejam armazenadas as mensagens. Existe um diretório predefinido, mas você não é obrigado a usá-lo.

. Após isso, basta selecionar quais mensagens deseja salvar. Pode escolher as mais recentes, ou definí-las pelas datas de início e de término. Você também, se desejar, pode salvar todas as mensagens (recomendado).

. O processo de backup de emails pode levar um tempo considerável, dependendo do volume de mensagens que há em sua conta. Melhor deixar o programa rodando em segundo plano. Para os curiosos que querem saber como funciona este processo, o Gmail Backup, no início, apresenta uma interface em que exibe todas as mensagens que podem ser salvas no seu disco rígido. Quando for fazer uma nova cópia de segurança, o programa oferece a opção de ignorar a cópia anterior - só se o diretório escolhido anteriormente for o mesmo - ou reescrevê-lo.

. Caso ocorra uma pane no Gmail (coisa rara, mas pode acontecer), as mensagens armazenadas em seu PC podem ser restauradas usando o programa. Basta informar os dados da conta, apontar o diretório que contém as mensagens e pronto. Se quiser, você também poderá optar por armazenar mensagens de uma conta em outra.

Então é isso, amigos! Este post foi originalmente publicado na web. Re-escrito aqui por mim por sua utilidade. Ao autor, meu muito obrigado. E, a quem souber quem é, avise, para que eu lhe dê os devidos créditos.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.