Como se inscrever no programa Ciência sem Fronteiras

Se você ainda não ouviu falar não sabe o que está perdendo. Lançado em julho do ano passado, o programa do Governo Federal, Ciência sem Fronteiras, uma parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia com o Ministério da Educação, tem a finalidade de enviar ao exterior, para as melhores universidades do mundo, estudantes brasileiros :-)

programa-ciência-sem-fronteiras

A ideia do projeto Ciência sem Fronteiras é promover a inovação em ciência e tecnologia e a competitividade brasileira no ensino superior e na pesquisa por meio de mobilidade internacional. Até 2014, o governo federal estará concedendo 101 mil bolsas de estudo por meio deste programa, para que estudantes e pesquisadores possam aprimorar seus conhecimentos nas melhores universidades do mundo. Este projeto também prioriza estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação, e uma maior presença de pesquisadores estrangeiros no país.

Então, se você é um estudante, saiba que você também pode participar e fazer parte do Ciência sem Fronteiras. E o melhor: sem gastar nada. Estudantes que ingressaram nas instituições pelo ProUni ou do Sisu e que obtiveram nota superior a 600 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também podem participar. O processo de seleção dos alunos já começou desde o ano passado e vai até o fim desse semestre. O critério da seleção é por mérito (desempenho).

E como se inscrever no programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal?

bolsas-de-estudos-programa-ciência-sem-fronteiras

Atenção! O candidato ou a candidata, depois de pré-selecionado(a) pela instituição em que estuda, deverá se cadastrar no Ciência sem Fronteiras por meio de um formulário online que está disponível no site. Se forem aprovados, esses estudantes irão receber passagem aérea, seguro saúde, auxílio moradia e uma bolsa mensal no valor de US$ 870 (dólares) para estudar fora do país.

As taxas escolares também serão bancadas pelo projeto e o aluno(a) poderá tirar suas dúvidas ligando para o número 0800616161 (ligação gratuíta). Os principais órgãos de apoio ao estudantes no exterior são o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Veja aqui quais são os documentos necessários para sua inscrição.

Antes de efetuar a inscrição, veja também quais são as "chamadas abertas" e preencha este formulário. Outras informações devem ser obtidas aqui.

As "áreas de estudo" que terão prioridade na concessão das bolsas do programa Ciência sem Fronteiras são as seguintes: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra: Física, Química e Geociências; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Tecnologia Nuclear; Biotecnologia; Nanotecnologia e novos materiais; Tecnologia de prevenção e migração de desastres naturais; Tecnologias de transição para a economia verde; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa e Formação de Tecnólogos.

Então é isso! Boa sorte à todos!

16 Comentários:

Roberta disse...

poxa vida e uma iniciativa bacana recomendei ate os meus primos, mas fiquei triste por fazer administração e nao encaixar nos pre requisitos

Anônimo disse...

Sou formada!Posso participar de que forma?

Unknown disse...

Olá Anônima!

Entre em contato com o site e inscreva-se ok! Se for aprovada para os testes, eles te comunicam.

Abraço!

Unknown disse...

para jovens ....

Anônimo disse...

Onde faço a inscrição ?

Anônimo disse...

eu pensei q podia entrar quem ainda não ingressou ainda numa universidade.

Anônimo disse...

mais a minha escola ta fexada e eu preciso me escrever,meu deus me ajuda!

Anônimo disse...

olá, quem faz curso de administração empresarial também pode participar ?

Anônimo disse...

Olá faço medicina na area de cirurgia plastica posso me inscrever?

Anônimo disse...

Oi, sou estudante de Letras/Espanhol. Posso participar do programa ciência sem fronteiras?

Unknown disse...

Olá Anônima!

Pode sim, sem problemas. Inscreva-se ok!

Raynee Felizardo disse...

Não me ingressei numa universidade, eu posso me inscrever neste programa do governo?
Raynee

Anônimo disse...

sou estudando de adm, teria vaga para mim? dentre esses requisitos?

Anônimo disse...

Sim

Anônimo disse...

Faço adm, em qual área posso me inscrever?

Anônimo disse...

Que é de ibstituiço particular ppde participar?

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.