Como se inscrever no Pronatec 2012

-->



Atualização: Atenção! Já estão abertas as inscrições para o PRONATEC 2013. Preencha este Formulário de Contato e participe agora mesmo!

Os estudantes e trabalhadores que fizeram o pré-cadastro para qualquer um dos 85 cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na primeira etapa, devem começar agora em Janeiro o ínicio das aulas.

E para aqueles que ainda não se inscreveram, saibam que as novas inscrições já estão abertas. Preencham já este Formulário de Contato para obter informações e saber como fazer a sua inscrição para o Pronatec 2012.

pronatec-2012

Como vocês sabem, o Pronatec é um programa do Governo Federal, em parceria com o MEC, SENAI, SENAC, IFPE e a Secretaria de Educação de seu Estado, que oferece cursos de qualificação técnica para estudantes e trabalhadores em geral. Aqui em Pernambuco, somente na primeira etapa, foram ofertadas 6.897 vagas para 85 cursos, em 24 municípios. Agora, alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio, estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), trabalhadores, desempregados, e estudantes de todas as escolas públicas estaduais do Brasil, podem fazer a inscrição e participar já da oferta de novos cursos disponíveis em todo o país.

Veja a lista completa de todos os cursos do Pronatec e escolha o seu.

Serão selecionados os primeiros cadastros de acordo com a quantidade de vagas de cada curso. Os cursos são para qualificação de pessoal e terá de 160 a 300 horas/aula, o que equivale a quatro meses de curso. Nesta segunda etapa, o Pronatec 2012 também vai abrir vagas para cursos de formação técnica.

Documentos a apresentar: Após a seleção, no ato da matrícula, é preciso levar CPF, carteira de identidade, duas fotos 3X4, comprovante de residência e o comprovante de matrícula na rede estadual de ensino (caso seja estudante). Para mais informações, entre em contato conosco aqui.

Atualização (12/03/2012):  Atenção! Os organizadores do Pronatec anunciaram que haverá ainda este ano a abertura de novas inscrições para os cursos técnicos gratuitos em todo o país. As inscrições poderão ser feitas nas instituições: Senac, Senai e Sesi. O programa disponibilizou um número de telefone para tirar duvidas: 0800616161 (digite a opção 8). A ligação é gratuita.


Atualização (02/04/2012): Atenção! Foram abertas também as inscrições para o Pronatec na Copa. Corra e garanta agora mesmo a sua inscrição.

153 Comentários:

Daniel (Sub Mundos) disse...

Valeu Neto pela dica! Passa no meu novo blog: http://ere-ge.blogspot.com/

Um abraço.

Anônimo disse...

achei otimo a iniciativa da presidente de gerar oportunidades para as pessoas de baixa renda mas ela deveria criar mas vagas para o interior do nordeste, pois moro no interior da pb numha cidade chamada sape mais conhecida como a terra do abacaxi.

Anônimo disse...

foi excelente porem terminei o emsino medio e esses cursos sao muito longe.

Anônimo disse...

PRONATEC E UM PROGRAMA QUE AJUDA AS PESSOAS POBRES QUE NAO TEM CONDICAO DE PAGAR UM CURSO E TAMBEM ALUNO DO ENSINO MEDIO DAS ESCOLA PUBLICA

thaysa silva disse...

é isso aii uma oportunidade para os jovens........e os d baixa renda...

Unknown disse...

Oi Cris! É à nivel nacional sim!

Pode compartilhar ok! :)

Beijos #saudadesdeti

Renata disse...

Valeu muito.Obrigada e agora vou ficar de olho no seu blog!

ELIOMAR DIAS SANTOS disse...

ESTA INICIATIVA DA PRESIDENTA DILMA E OTIMA QUE PENA QUE NO MEU MUNICIPIO E POUCO DIVUGADO PELA SECRETARIA RESPONSAVEL E POUCAS PESSOAS SABEM DO PRONATEC POR EX EU FIQUEI SABENDO ATRAVES DA VOZ DO BRASIL MAS NEN TODAS AS PESSOAS TEM O COSTUME DE OUVI-LA GOSTARIA QUE FOSSE MAIS ESCLARECIDA AUIR EM SANTO ANTONIO DE JESUS BAHIA.

Sara Barros disse...

Recebi em meu email ,notícias sobre as inscrições.
Espero me manter bem informada!!(rsrsr)
Enquanto ao link,divulgarei o máximo que puder!
Boa sorte pra todo mundo!!!
:)

Anônimo disse...

achei otimo a iniciativa do governo mas acho divia se divulga mas esses cursos e ter mas informações pra agente se escreve

eli disse...

quero saber quando via começa as aulas aki no pará

Anônimo disse...

excelente progama,lancado pela Dilma espero que muita pessoas possam ter acesso, e que eu possa esta inclusa também.

Anônimo disse...

devia ter um uma area reservada para quem quer se escreve

Anônimo disse...

Como faço pra fazer minha inscrição no pronatec ?

Anônimo disse...

é muito complicado fazer a inscrição deveriam facilitar mais.

Anônimo disse...

Como poderia esta realizando minha inscrição?

Anônimo disse...

Parabenss pela iniciativa!!!
Espero poder fazer alguns dos cursos oferecidoss
Abraçoss!!!

Anônimo disse...

Acredito que está começando bem...

Anônimo disse...

adorei, o comentário sobre o Pronatec, espero que com isso, ajude muitos que estão fora do mercado profissional, pois não têm qualificação e neste nosso país, os únicos que não precisam de formação, são os políticos.

Anônimo disse...

Eu sheyla lima da araujo queria saber quando começa o curso.92978256

Anônimo disse...

OBRIGADA POR ESTÁ INICIATIVA,PRECISO MUITO FAZER O CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO,PARA MELHORAR O REDIMENTO DE MINHA FAMILIA.

Anônimo disse...

quantos dias vamos esperar para saber a resposta.
Obrigado.

Anônimo disse...

ESTE PROGRAMA JÁ FUNCIONA EM MINAS GERAIS DESDE 2008 NO GOVERNO DE AÉCIO NEVES , NO PT NADA SE CRIA TUDO SE COPIA E AINDA LEVA A FAMA

jessica disse...

inda ñ consegui entra nas escrição como eu fasso para me escrever

Thais Amorim disse...

Obrigado pela oportunidade, espero que quando acabar o meu possa ter a chance de particpar de outro curso profissionalizante. valewww

jayron disse...

valeu neto gostei vou ficar me atualizando:

Rogerio disse...

Achei legal esta iniciativa, mas gostaria de saber quais são os cursos em aberto, e como faço para me inscrever.

Anônimo disse...

E BOM SIM A OPORTUNIDADE QUE ESTAO DANDO, MAS E UMA PENA QUE SEJA SO PARA QUEM ESTA ESTUDANDO, E QUEM JA TERMINOU E PRECISA TAMBEM FAZER UM CURSO TECNICO E NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR. POXA AJUDA AI TO PRECISANDO MUITO ESTUDAR PARA TRABALHAR.

Anônimo disse...

oi , eu ja entrei no site do pronatec e eles me pedem uma tal de matricula , ai eu nao sei se é uma matricula que eu ja devia ter feito , ou a matricula da minha escola , me ajudem ai por favor!!vlw

Anônimo disse...

Estou encontrando dificuldades para mi inscrever preciso muito fazer este curso operador e programador de sistemas automatizados de sondagem,por favor si poder mi ajuda joseliabatista78@hotmail.com.obrigado

Unknown disse...

Rogério

Clique no link onde está escrito "a lista completa de todos os cursos do Pronatec". Baixe o arquivo e veja quais são os cursos ok!

Pessoal!

Estes cursos não é somente pra quem estuda, e a matricula que pedem na inscrição (em alguns casos) é o número da matricula de sua escola ok!

Abraços!

Anônimo disse...

Quanto tempo demora para recebermos a resposta?

fabíola disse...

Valeu Pronatec

Anônimo disse...

como faço para me inscrever no pronatec ?

Anônimo disse...

estes cursos tem estágios?

Anônimo disse...

os cursos tecnicos sao so a noite

Anônimo disse...

quantas pessoas da mesma casa podem fazr esse curço

Anônimo disse...

não consigo me escrever para o curso do pronatec quando coloco o numero da minha matricula , aparece como estivesse cursando o 1° ano mas eu estpu cursando o 2° ano . Porque ?

Anônimo disse...

O Ptonatec ajuda aquelas que não tem uma vida financeira e com esse programa, ele vai ajudar muitas pessoas que precisam entrar no mercado de trabalho.

Anônimo disse...

vai te curso de eletrotécnico no pronatec ????

GRAÇA disse...

BOA NOITE!!NETO ,NÃO CONSEGUI ME INSCREVER,POIS O MEU PC NÃO ABRIU A RELAÇÃO DOS CURSOS.TEM COMO EU IR DIRETO AO SENAC RIO,MAIS PRRÓXIMO DA MINHA RESIDÊNCIA??MEUS CONTATOS: GRACA_SILVEIRA@IBEST.COM.BR /// OBRIGADA.

Unknown disse...

Olá Graça!

Sim, você deve ir até lá para se inscrever.

Enviei um email pra você com a lista dos cursos. Veja lá em sua caixa postal ok!

Abraços!

Anônimo disse...

Excelente atitude.

Anônimo disse...

no papel ta muito bom, muito legal, mas eh desastrosa na infirmaçao porque nao colocar: " voce vai ao local x e se inscreva" ou "ligue para x e se inscreva" ou etc..... deixam com agua na boca mas nao estou entendendo nada!
PS: realmente frustrate esperar que alguem dos teleones do senai respondam, nao atendem.

Anônimo disse...

Neto,gostaria de saber o que eu tenho que levar para fazer minha inscrição e a do meu filho,nas instituições Senac ou Senai de São luís-ma,já que aqui as inscrições já foram feitas em algumas escolas,e agora dia 5/03 o curso já vai começar.Fui informada também que nem eu e nem meu filho podemos mais fazer os cursos,já q meu filho terminou o ensino médio em 2011.Email:m.jc.soares@hotmail.com

ella disse...

como eu faco a inscriçao? quando começa os cursos aki no goias? tem aki em anapolis!

Anônimo disse...

J.Neto me informa por favor amanhã dia 29/02/2012,começa a pré-inscrição do pronatec aonde faço em que instituição ou e via internet quero fazer o curso de agente comunitario de saúde por favor me ajude.Obrigado!

Unknown disse...

Olá Amigos!

A inscrição no Pronatec 2012 é feita diretamente nas instituições de ensino responsáveis: Senac, Sesi, Senai, Seeduc ou em outro órgão competente. Pode ser feito também na Secretaria de Educação do seu Estado ok!

Boa sorte! E Abraços à todos!

Anônimo disse...

Porque eu preciso ter o bolsa família ou declarar renda se estou desempregada? Na cidade de Campos dos goytacazes pediu que apresentasse o número do documento do bolsa família, será que é porque esse ano é de eleição...?Fica ai a minha dúvida.

Anônimo disse...

Muito bom o programa, são milhões de pessoas que não tem recurso pra ter cursos desse nivel.
Parabéns a todos pelo incentivo.

celorocha disse...

é muito bom

Anônimo disse...

Essa iniciativa esta muito boa! só que está pouco divulgada entre escolas.
nao sei onde me escrever!? e estou precisando fazer esses cursos gratuitos!
valeu galera!

ketlen lima

Anônimo disse...

Não ví Jaboatão no cronograma de atividades...

Andreza disse...

Olá Neto, gostaria de saber em q local vai sair o resultado com os nomes de quem foi nomeado nos cursos!
Sou da unidade de Salvador e me inscrevi pra bombeiro civil.

Unknown disse...

Olá Andreza!

Lá, no mesmo local em que se inscreveu você pode saber sobre o resultado. Mas, geralmente, eles também enviiam um email aos aprovados.

Abraços!

Andreza disse...

Mas tmbm gostaria de saber a data q vai sair os resultado?

pr. benildo disse...

os cursos oferecidos devem ser procurados e realizados sempre levando em conta a profissao e nao o dinheiro pois muitas pessoas só fazem cursos técnicos pensando no dinheiro !

pr. benildo disse...

acho que estes cursos só nao sao maisdivulgados porquealguem quer economizar parao governo!

Anônimo disse...

Gente ' já que tem muita gente precisando ' vamoos divulgar ;)
eu consegui uma vaga para segurança do trabalho e já vou começar as aulas ' ..
bjooprageral (l

Anônimo disse...

Gostaria de saber de mais vagas irão ser abertas neste mês de março,depois do dia 10.

Paula disse...

Gente, eu fui fazer minha inscrição no dia 29/02/2012 assim que abriram-se as vagas mas infelizmente eu não consegui. Houve boatos de que mais vagas irão se abrir no mês de março, mais precisamente no dia 13. Gostaria de saber se é verdade. Me avisem pelo amor de Deus! meu e-mail é: loveishard_@hotmail.com obrigada!

Unknown disse...

Sim, Paula!

Haverá novas inscrições para o Pronatec. E eu vou colocá-las aí no blog assim que for anunciada a abertura das novas inscrições.

Fiquem atentos!

Anônimo disse...

como eu faço para saber se fui aprovado no curso pronatec 2012

Anônimo disse...

gostaria de saber quais são os cursos para a cidade de Paranavai.

Anônimo disse...

seria muito bom se tivevesee mais cursos para a cidade de paranavai

Anônimo disse...

só pode ser inscritos pessoas que estuda em escola publica?

Jenifer Estevam disse...

eu queria fazer a inscrição . mais não sei se consegui eu cliquei no nome Formulario de Contato , só aquilo já é a inscrição? Muito Obrigado
se alguem souber me infromar deixe o recado na minha caixa de Email:estevam.pedrosa@hotmail.com

Agradecendo desde já:Jenifer Estevam.

Anônimo disse...

PARABÉNS A PRESIDENTE DILMA ESSA É UMA INICIATIVA, PARA UMA OTMA EDUCAÇÃO NO BRASIL MAIS TEM Q SER MAIS DIVULGADO PARA TODO O BRASIL

Anônimo disse...

Isso é um palhaçada do governo, passei na segunda chamada, em segundo lugar,de 5 pessoas, na cidade de barra mansa, no curso tecnico eletronica,chegando lá par fazer minha inscrição, fui informdo q só tinha 2 vagas disponiveis, reclamei falando que no site desponibilizava 5 vagas! Mas não adianto, Isso tudo ocorreu no primeiro dia da inscrição da segunda chamada(16/03/2012) Entaum é isso pessoal não dei sorte infelizmente, mas vo tentar ir na secretaria da educação na cidade vizinha, qualquer coia coloco na justiça, não vou desistir!! Abrç Gente! Boa sorte!

maria do carmo santos disse...

sou trabalhadora registrada,ganho salario minimo.não aceitaram minha inscrição no pronatec porque não recebo benificio social.até meus filhos se prejudicam por causa disto.é correto essa recursa?

Anônimo disse...

este curso e muito bom.

Anônimo disse...

To doido para começar o curso, vai ser mto bom !!

Anônimo disse...

Espero que, todos os inscritos no projeto tenha oportunidade de ingressar no campo de trabalho para o qual foi formado atráves do curso que escolheu sendo amis um cidadão que sai da área dos desenpregados e contribuindo com o crecimento do país.

Anônimo disse...

É louvavél o projeto, que tem como objetivo qualificar e educar o futuro profissional que ao ingressar no mercado de trabalho possa se sentir seguro em relação ao seu desenpenho.

Anônimo disse...

terminei o segundo grau em escola publica mas estou cursando faculdade particular. posso me escrever tambem?

Anônimo disse...

eu fis minha inscrição estou anciosa pra começar logo não vejo a hora de começar esse curso.

Anônimo disse...

ola neto
sou de Rondônia e gostaria de saber se vai ter o curso tecnico de vestuario de produçao de moda em cuiaba e quando.
gostaria de fazer este curso e fiquei sabendo que em Rondônia nao tem.

Anônimo disse...

eu michely quero saber quanto tempo demora pra saber o resuntado

Anônimo disse...

Está tudo muito bom , está tudo muito bem, bons cursos, bem diversificados. Joia.

Mas, cadê a ajuda de custo, para o aluno se deslocar para a escola. Para aguentar o tranco, necessita duas coisas fundamentais," alimentação e locomoção. Ou seja, um lanchezinho maneiro para captar melhor os ensinamentos e vales transportes, sentido: residencia escola, escola residência. Lembro que no RS em um período que não recordo, funcionava desta maneira. Afinal, saco vazio não se mantém em pé, e tem muita gente que precisa mesmo. Tanto aprender, como se manter> Aprender não é dificil, dificil é se manter.Um abraço e sucesso a todos.

Unknown disse...

Olá Michely!

Para saber o resultado você deve procurar a instituição onde se cadastrou ok!

Olá Anônimo de Rondônia!

Os cursos que são do Pronatec estão aí na lista no post ok (clique no link), porém, algumas regioes realmente não ministram todos os cursos... Você já tentou fazer este curso que quer (e saber se tem) em outra cidade?

Abraços à ambos!

Anônimo disse...

Se torna um programa inutil se os proprios atendentes não sabem nem informar onde deve ser feita a incricao ou passam numeros inexistentes para informacoes sem fundamento.

Anônimo disse...

obrigado presidente lula por da oportunidade a pessoas que deus lhe guarde e proteja sempre um
abraço

tereza trindade

Anônimo disse...

Parabêns, Presidenta Dilma, pela sua visão voltada para o social. Só dois Presidentes tiveram essa visão, voce e o Lula. Este programa vai ajudar a muitos trabalhadores de baixa renda a se qualificar para o mercado de trabalho que está tão concorrido.

Sergio Rocha

Anônimo disse...

oi NETO
estive pesquisando onde tem o curso que quero,
mas o local mais proximo é CUIABA
aqui em RondÔnia tem outros cursos parecidos mas é um pouco dificil de conseguir uma vaga
o curso tecnico de modelagem ou vestuario de produçao de moda é o que eu gostaria de fazer.
agradeço sua atenção

Anônimo disse...

olÀ ,tenho uma duvida quem jà concluiu pode se increver,ensino mèdio,porque quando a pessoa for se increver pede que leve o atestado da escola e não fala em historico,por favor aguardo a resposta,MARILENE_B_O@HOTMAIL.COM

Brendon Pontes disse...

Pronatec foi uma ótima coisa que o governo fez para ajudar as pessoas de baixa renda que se esforça . Para ter um futuro melhor. Eu já estou fazendo aprendizagem no Senai de Santa Crus e espero também fazer o técnico...

Anônimo disse...

pois eu simplismente odeo o pronatec pois so da oportunidade a quem ta estudando po velho que dizer que se a pessoa termina os estudos nao serve pra mais nada sabe se algem me perguntar devo terminar os estudos eu digo NAO sabe porque voce vai ter que se fude porque so tem a contax pra trabalhar nesta porra po cara olha pra gente que ja concluio os estudos pois nos tambem queremos fazer cursos tecnicos de graça pois eu nao so tenho grana pra pagar um pra mim trabalho sim mais para ajudar minha familia mais quero deixar bem claro que eu tanbem tenho sonhos e quero realizalos VE ISSO AI FALO!!!! VALEO

Anônimo disse...

Ola Gostaria Gostaria de saber se tem curso pronatec copa 2012 em Paranavai Pr

Anônimo disse...

tudo muito bonitinho mas como tudo direcionado a populacao na certe deve ser hipocrisia e demagogia !!!jamil de lima Ctba-Pr

Anônimo disse...

mora na em municipio de caruaru vila rafael gostaria muito de cursa libras intermediario pois tenho so o basico e avançado e tb se puder para trabalhar com surdos e mudos pois tenho comunicação com eles gostaria de melhorar com o intermediario obg

Unknown disse...

como eu mim escrevo no curso da cidade

Paula disse...

Quando irão abrir mais vagas?

flaviana francisco disse...

parabéns senhora Presidenta cada vez fico mais adimirada com a sua pessoa pelo o trabalho maravilhoso que tem feito e pela sua grande inteligência.

Anônimo disse...

eu estou tentando ver os cursos disponiveis e nao esta carregando;; alguem pode me ajudar?

MARILDA BOMFIM disse...

FIZ MINHA INSCRIÇAO E SÓ RECEBI A CONFIRMAÇAO GOSTARIA DE SABER QUAL É O PROXIMO PASSO E QDO VOU COMPARECER AO LOCAL INDICADO E FAZER O CURSO? QUEM SOUBER COMO FUNCIONA ESSE SISTEMA ME ESCLAREÇA POR FAVOR!!!!

Unknown disse...

Olá Marilda!

É preciso aguradar. Nem sempre a pessoa é selecionada na primeira etapa, mas a segunda etapa de inscrições deve começar agora em Maio ou Junho. Fique atenta!

Abraços!

Ana Cláudia disse...

Já selecionaram o pessoal para Salvador?? Onde acesso a lista?? Obrigada!

fernanda de souza baracho silva disse...

Quero mim muito que comfirme pois tenho muita fé em que consiquerei está grande oportunidade .

spaulacristinadesouza@yahoo.com disse...

Os cursos do pronatec são para estudantes,mas tem limite de idade?tenho 36 anos estou no ultimo ano do ensino médio tenho boas notas mas não consegui a vaga para qual me escrevi,gostaria de saber quando vai abrir novas vagas para que eu possa tentar novamente.Obrigada!Paula Cristina

Anônimo disse...

não conseguir me inscreber nessa turma que vai iniciar em maio quando será a próxima inscrição???

faby disse...

ola me inscrevi no site e gostei muito das oportunidades de capacitar todos aqueles que querem uma formação,e fiz minha primeira inscrição,como posso saber se estou cadastrada no curso?pois o curso só vai ate sexta feira como posso saber antes de acabar a inscrição?obrigada!

Unknown disse...

Olá Faby!

Se você já fez a inscrição então está cadastrada ok, agora, para saber se foi selecionada, ligue para a instituição onde se cadastrou!

Atenção, Todos!

Para quem se inscreveu e não sabe se foi selecionado(a), aviso-lhes que eles enviam um email e ligam no seu telefone para marcar uma entrevista com cada um ok!... O negócio é mesmo aguardar, pois não há um prazo definido após a inscrição.

lidia disse...

Nossa!muito boa a iniciativa,pois é somente com educação que poderemos tornar o Brasil um pais do futuro...e com mais oportunidades para pessoas que não tem condição de ter acesso a educação de qualidade....parabéns brasil.. finalmente vc estar se tornado um país de igualde e respeito ....

lidia disse...

Nossa a educação no brasil nunca atingiu nives tao significativos...e isso aí Dilma...para um brasil melhor e necessário investir em educação...muito bom..

Anônimo disse...

OI BOA TARDE GOSTARIA DE FAZER A ESCRIÇÃO PELA TNTERNET MAS NÃO ESTO CONSEQUINDO FAZER COMO POSSO ME ESCREVER PARA O CURSO. MEU E-MEIL É len.157@hotmail.com

Anônimo disse...

Quero saber se esse ano de 2012 ainda terá inscrição dos cursos técnicos ? procuro saber no senai ou com O pronatec ninguém sabe informar nada, desorganização total em relação a da informação.

Anônimo disse...

quero saber se posso colocar o numero da minha certidão de nascimento no lugar do RG...
se não; quem não tem RG o que faz.(fiz a inscrição
do pronatec pra o senai de areias (recife))

Unknown disse...

Anônimo de Areias (Recife - PE),
Você precisa tirar o RG.

juciara de Xerem Duque de Caxias disse...

Gostaria de saber quando começara a inscrição para o segundo semestre de 2012.E como me inscrever

Anônimo disse...

OI, J.NETO QUERO SABER SE VAI HAVER INSCRIÇÃO ESSE ANO, DOS CURSOS TÉCNICOS? SABE DO MÊS PREVISTO PARA ACONTECER AS INSCRIÇÕES ?:(CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE)

Unknown disse...

Olá Juciara!
Olá Anônimo!

Acompanhe o blog, pois assim que começar as inscrições do Pronatec para o segundo semestre eu vou colocar as datas aí ok - inclusive para o Cabo de Santo Agostinho (PE).

Abraços!

Beatriz disse...

ACHO UMA OTIMA OPORTUNIDADE,Pois EU ESTAVA CONVERSANDO COM UMA PROFESSORA,E ELA MI ORIENTOU ACHEI MUITO BOM....

Kawany disse...

Eu me interessei no curso de agente de informaçoes turisticas e tambem no disc jóquei djs, mas nao consigo ver quando sai as inscriçoes, poderia mandar a data para mim por favor

Luciene de Souza Garcia disse...

É louvável essa iniciativa da Dilma expandir para todo o Brasil, cursos de qualificaçâo gratuíto para as pessoas de baixa renda como eu!

Luzia de Fatima disse...

Parabéns presidenta! É um grande projeto, sou secretária de Ação Social de Aguas Lindas de Goiás e já estamos em curso com 200 alunos. Preciso de mais vagas o que devemos fazer???

Anônimo disse...

Estou muito feliz! Pois fui selecionada p/ fazer um dos cursos. Muito obrigado por está oportunidade que estou tendo aos 42 anos de idade Recebam a benção de Deus!

MARGARETE

Maysa disse...

Sim muito boa essa ideia vai ajudar muitas pessoas que realmente precisam. Obrigada Dilma, mais para fechar com chave de ouro deveria acrescentar a esses cursos ai o curso Técnico em Segurança No Trabalho, ai sim iria bombar.

Anônimo disse...

quem estuda no IFMS pode fazer o curso do Pronatec

Mel disse...

O programa deverá ser bom pra quem pode participar, que são os estudantes e os cadastrados no bolsa familia. E os demais? Não podem aproveitar a oportunidade porque? Pq tem que ser essas duas classe da população. Os demais tambem pagam imposto... ou não?. Acho uma discriminação com as pessoas de mais idade. Estou tentadando voltar ao mercado de trabalho, mas sou barrada por causa da idade. Experiência tenho de que me adianta? Fiz faculdade, varios cursos, mas pra quê. A idade me condena a ficar a margem da sociedade, a deixar de ser produtiva.
Ai vem o progrma e rejeita qualquer possibilidade de voltar ao mercado, de ser uma pessoa bem-sucedica profissionalmente. Pessoas acima de 50 anos são descartadas. Mas como iremos pagar nossas contas se não podemos trabalhar? Nos tiram o direito de sermos util e contribuir para o crescimento de ambas as partes.
É lamentavel que programas sejam criados e as pessoas acima de 50 anos sejam esquecidas ou estejam simplemente deixadas de lado ou propositalmente marginalizadas pelo preconceito de ter vivido mais...

Anônimo disse...

tem que facilitar mais

Anônimo disse...

Acho que o Pronatec copa deveria acolher os aluno de 16 anos para cima pois eu tenho essa idade e não posso me inscrever mais quando a copa de 2014 começar eu terei 20 anos e não vô poder trabalhar por falta de qualificação, isso é injustiça com os jovens da minha faixa de idade

Anônimo disse...

gostei muito mais que pena que nao tem em contagem

Anônimo disse...

nao vc vai ter no maximo 19 anos

malene disse...

e excelente essa oportunidade do pronatec estar oferecendo esses cursos gratuitos p populacao. A qualificacao do profissional p o mercado de trabalho e importantissimo.

Anônimo disse...

Mc : J.Neto nada ainda sobre os cursos técnicos ? pe

Anônimo disse...

:d

Anônimo disse...

como é que se escreve?
ta dificíl..

LIZANDRO ALVES disse...

UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE,VENHO COM ESSA MUDAR MEU DESEMPENHO PROFISSIONAL.

Unknown disse...

EU ESPERO GANHAR UMA VAGA NO PRONATEC POIS EU SOU MENOR APRENDIZ E GOSTARIA MUITO DE TER MEU PRIMAIRO EMPREGO

BEIJAFLOR disse...

MUITO BOM POIS GOSTARIA DE PARTICIPAR,CASO ESTEJA TR4ABALHANDO POSSO ESTA FAZENDO O CURSO

Edinilia disse...

Eu fiz a inscrição e não recebi nenhum resultado por mail.

Unknown disse...

Olá Edinilia!

Quando fez a inscrição?

Dependendo da data em que se inscreveu, você pode ter ficado para a segunda etapa. Daí teria que aguardar as novas chamadas.

Abraços!

Priscila Santos disse...

Oi, tenho 18 anos e terminei o Ensino Médio ano passado e eu gostaria de fazer um curso técnico pelo Pronatec, só que até onde eu sei só pode fazer quem está no Ensino Médio e não quem já terminou. O curso que eu quero é quase R$ 6.000,00 e eu não tenho condições financeiras pra pagar. Gostaria de saber se tem alguma lei que visa meus direitos para que eu possa recorrer. Desde já agradeço. Priscila

Unknown disse...

Priscila,

Primeiro, parabéns por ser uma jovem aprendiz. Por ser uma pessoa batalhadora e consciente do que precisa fazer para melhorar na vida.

Este programa, o Pronatec, surgiu para pessoas assim como você. Não precisa estar estudando para participar do Pronatec - apesar de, no início, o programa ter beneficiado estudantes. Uma forma de você saber mais e até se inscrever é aí mesmo; no Sesi ou no Senai. Estes são os órgãos que ficaram responsáveis por ministrar os cursos técnicos em todo o páis.

Abraços!

TATAY disse...

EU TOR MUITO FELIZ PELA ORPORTUNIDADE DO PRONATEC QUER MIM DEU E SE TIVER DE NOVO ESTAREI DE NOVO

Anônimo disse...

Estou muito feliz por saber que o governo esta nos dando oportunidades de sermos alguém e de realizarmos os nossos sonhos.Obrigada pela força ainda acredito num brasil,na educação e desenvolvimento,e conquistas a todos que precisam e nescessita de alcançar os nossos objetivos.

Anônimo disse...

J.neto Vai abrir as inscrição dos cursos técnicos ainda esse ano de 2012 em pernambuco? Quero muito fazer O curso de eletromecânica para ter uma vida melhor. agradeço a resposta desde já. :)

Anônimo disse...

Os cursos são todos maravilhosos e são essenciais para bons empregos. Só que tem algumas coisas que deixaram a desejar; por exemplo os benefícios. Pois fiz o curso de Agente de Viagens pelo pronatec e não recebi alguns benefícios, somente o benefício de R$1,00 hora a aula. Isso é um absurdo.

Anônimo disse...

Só é uma pena em relação a esses cursos que o governo disponibilizou os cursos mas os lugares que são ministrados é só pra ninguém ir porque o acesso a transporte é horrivel,sem contar que o curso que vc quer fazer tem em um lugar que o acesso é indiscultivél.

Anônimo disse...

escreve e sou de menoro que faço para me

Marcio disse...

espero conseguir uma vaga em um desses cursos

Anônimo disse...

bOM DIA,

Fiz a inscrição na Pronatec, ´fui e ainda não fui chamada, gostaria de saber como está a minha inscrição,

Grata
Lúcia

Anônimo disse...

quero saber se há idade para fazer estes cursos

Anônimo disse...

Gosto do curso do senac rio mais tá uma vergonha tem aluno conversando sempre nas blibliotecas sujando os corredores com lanches e apareceu um doido defecando nas privadas do banheiro grato por melhoras.senac de botafogo

Anônimo disse...

Olá, voces ficalizam se os proficionais que executam pronatec são realmentes formados na area do curso, porq aqui no meu municipio de feijo acre, o curso e so teoria sem pratica e vão da material no finla do curso e o mediador e formado so em pedagogia sem formação pra dar o curso tecnico em refrigeração ele não sabe nem a diferença entre o isplit e ar dejanela o curso aqui dado pelo istituo Dom Moacir olha aqui a maioria vai desistir pois nao vai aprender nada na pratica pois eles ja descartaram a pratica na teoria é bom mas sem pratica impossivel o aprendizada nessa area e pior que se eu tiver duvidas que vai tira-las e bom fiscalizar para não haver so midia e nada de aprendizado, obd pelo espaço.
Não vou me indentificar pois aqui e pequeno nao quero sofrer represalias.

Anônimo disse...

Boa tarde, estou com uma tremenda dúvida. Fiz minha matricula online e depois no SENAC, porém não recebo bolsa família nem seguro-desemprego, mas estou desempregada. No SENAC me disseram q td bem, porem em outras escolas (SENAI) disseram q é só nesses casos ou se estiver cursando ou tiver cursado ensino público, nenhum dos quais é o meu caso.
Minha preocupação é q, fiz a matrícula com base no q li no site:
http://pronatec.mec.gov.br/index.php?page=hotsite2, ou seja, estou desempregada e me encaixo. Não há especificações sobre estar recebendo seguro desemprego na página, ou estou enganada?
Fico preocupada pq declarei q atendo aos pré-requisitos, mas no meu entender, os pré-requisitos são esse q li na página acima.
Vc pode me esclarescer essa confusão (cada um diz uma coisa!!!!)?

Unknown disse...

Olá Anonima!

Não se preocupe, você está dentro dos requisitos, e a sua inscrição está ok!

Abraços!

Unknown disse...

J. Neto
Eu faço curso no senai porém ele nao e curso técnico eu estou no 3º ano do ensino médio ou seja eu termino os estudos esse ano,e eu quero mto fazer o pronatec, mas esse curso só acaba no final do ano. será que ano que vem eu posso me inscrever para o pronatec? Eu sou de escola pública.

Unknown disse...

Ivanilson!

Pode sim se inscrever. Agora, eu sugiro que dê uma boa olhada aí no próprio organograma do Senai. Eles devem ter cursos abertos do Pronatec ainda para este ano.

Unknown disse...

valleu muito obrigado
pela dica!!

rose disse...

Quero muito voltar ao mercado de trabalho espero conseguir um dos cursos na minha área hotelaria.

Anônimo disse...

tenho 16 anos foi cancelado do curso tec que fazia pela Pronatec posso fazer outro pelo mesmo programa mas o mesmo cursos que fui cancelado ?

Anônimo disse...

quero me escrever mais nao estou conseguido fazer minha maricula

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.