Existem outras formas de vida na terra?

Recentemente, houve uma descoberta muito importante para a ciência e para a humanidade. A Nasa anunciou, na Califórnia, uma descoberta que teria enorme impacto na busca de provas sobre a vida na terra. Trata-se de uma bactéria que consegue sobreviver utilizando arsênio no lugar do fósforo em seu metabolismo.

Até agora, eram apenas seis os elementos tidos como essenciais em nosso metabolismo: carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo. Com essa nova descoberta houve uma quebra de paradigma: revela que é possível haver outras formas de vida diferentes na Terra.

lago-bacteria

A bactéria da classe Gammaproteobacteria foi isolada em Mono Lake, na Califórnia. No laboratório, em um ambiente sem fósforo, mas rico nos demais elementos necessários para a vida e em arsênio, o micro-organismo se desenvolveu e se multiplicou. A pesquisadora do Instituto de Astrobiologia da Nasa que liderou a pesquisa, Felisa Wolfe-Simon, afirmou que fósforo e arsênio são elementos parecidos e, na ausência do primeiro, o segundo acabou se associando ao trecho do DNA em que o fósforo faltava.

Na entrevista coletiva para anunciar a descoberta, ela disse: "Sabemos que alguns micro-organismos podem respirar arsênio, mas o que nós descobrimos foi um micro-organismo fazendo algo diferente do que conhecemos como vida – construindo partes de seu corpo com arsênio". (Veia mais: aqui)

A descoberta é, de fato, interessante. E o que se espera agora é que, concretizando-se isto, ao menos, esta nova forma de vida não venha os mesmos defeitos da atual, senão...

5 Comentários:

Valdeir Almeida disse...

Olá, Neto.

Enviei e-mail para você. Recebeu?

Abraços

Fábio Mayer disse...

Somos compostos de carbono, nossa vida é pautada pelo carbono e pela sua conexão quimica com oxigênio, cujo elo de ligação é a água, mais especificamente o hidrogênio e o nitrogênio.

A partir do momento em que de descobre uma vida que não depende de tais elementos estritos, abre-se a possibilidade de existirem muitas outras formas de vida que não conhecemos, o que amplia, em muito, a possibilidade de vida extra-terrestre, se bem que entendo que esta já foi comprovada, nos fungos surgidos na parte externa ds estação espacial russa MIR.

O que essa descoberta faz é ampliar oa horizontes da pesquisa... o homem pode dizer que tem certeza da existência de vida fora da Terra... basta agora, comprovar a existência de uma vida inteligente fora dela para entrarmos em uma nova era científica.

Daniel disse...

Pra mim é muita pretenção nossa achar que somos os únicos seres que habitam essa galacia. Tem texto novo no Sub Mundos. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Anônimo disse...

sim existe varios formas de vida no nosso planeta e no universo...

Anônimo disse...

Post altamente neste blogue, assuntos assim dão brilho ao indivíduo que reflectir neste espaço !!!
Dá muito mais deste blogue, a todos os teus visitantes.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.