Pontos positivos e negativos do Pré-sal

Muito se fala sobre o pré-sal e suas vantagens após a exploração nas águas profundas do território brasileiro. Fala-se também no salto econômico que o páis dará com essa riqueza que vem do fundo do mar - com o pré-sal, por exemplo, o Brasil pode se tornar um país exportador de petróleo, e o dinheiro advindo dessa riqueza pode ser investido e direcionado para a Educação, a Saúde, etc. A própria Petrobras se prepara, este mês, para a maior oferta pública de ações de sua história. A intenção é canalizar verbas para a exploração desse 'maná'.

pre-sal-futuro

Recentemente, o presidente Lula criou junto com o Congresso Nacional, a Pré-sal Petróleo S/A (PPSA), a empresa estatal que vai administrar os recursos do pré-sal. E a Petrobras informou tambem que, a quantidade de petróleo a ser extraída do fundo do mar, não tem números definidos em quantidade. É abundante.

Porém, com toda a discussão sobre esse megaprojeto, você deve estar se perguntando: Mas afinal, quais são os pontos positivos e negativos do pré-sal para o Brasil? E como isso afetará o nosso futuro? Veja abaixo uma lista com as respostas fornecidas por especialistas no Brasil e no mundo sobre o assunto. Esta compilação que eu fiz é fonte do Blog Petrobras.

lula-descoberta-pre-sal

Pontos positivos do Pré-Sal (prováveis):
1 - Para administrar a riqueza do pré-sal o governo criou uma nova empresa separada da Petrobrás: a PPSA, que vai cuidar da administração, da exploração e vai também gerenciar o fundo que vai receber os lucros da exploração do pré-sal.

2 - As riquezas geradas devem melhorar e construir obras de infraestrutura em todo o país tais como estradas, ferrovias, portos, aeroportos e também para construir escolas e hospitais.

3 - Se o dinheiro ganho no pré sal for bem utilizado, ele pode trazer as seguintes vantagens:

- O Brasil vai ter dinheiro suficiente para investir na infraestrutura e realizar grandes obras como rodovias, ferrovias e hidrelétricas, sem precisar emprestar dinheiro no exterior.
- Como o Brasil vai ter mais petróleo com a descoberta do pré sal, o preço da gasolina deve cair.
- Como ainda não existe tecnologia para explorar petróleo tão fundo, o Brasil vai ter que evoluir muito sua ciência para fazer esta exploração.
- Devem ser gerados tambem mais de 500.000 empregos em indústrias ligadas ao petróleo e a exploração do pré sal, muitas empresas vão crescer junto com a Petrobrás (que deve dobrar de tamanho).
- O petróleo um dia vai acabar, e se a Petrobrás, usar parte do dinheiro ganho no pré sal para desenvolver novas energias renováveis (que não acabam), vai ser tornar uma das maiores empresas do mundo.
- O dinheiro ganho no pré sal pode ser usado para revolucionar a Educação e a Saúde no Brasil.

Pontos negativos do Pré-Sal (prováveis):
1 - Com a descoberta desta enorme massa de petróleo do pré sal, foi descoberta junto uma enorme massa de CO2 para ser jogada na atmosfera, através de toda a gasolina que vai ser produzida.

2 - Outro aspecto que pode ocorrer é que um vazamento nas plataformas de petróleo, pode causar um desastre gigantesco, já que é muito dificil conter óleo vazando no meio do mar (embora aqui, não precise se preocupar muito, pois a tecnologia utilizada hoje em dia já garante quase 100% de segurança nas operações, e também porque parte do dinheiro ganho vai ser investido na descoberta de energias não poluentes, compensando o estrago inicial).

3 - Se o dinheiro ganho no pré sal for mau utilizado pode acontecer o seguinte:

- O governo pode criar milhares de empregos de cabide (improdutivos), estes empregos seriam apenas ilusão, pois iriam acabar junto com o fim do petróleo.
- Se o dinheiro do pré sal não for bem controlado e auditorado, pode ser desviado para o bolso de políticos e enriquecer líderes corruptos.
- O dinheiro pode ser gasto em obras inúteis.
- Se parte desse dinheiro não for investido em infraestrutura, algumas cidades podem se tornar dependentes do petróleo para sobreviver e podem entrar em colapso quando o petróleo acabar (deve acabar em uns 20-30 anos).

Discussão:
Muito tem se discutido sobre o pré-sal, porem, até agora nada se falou sobre seus impactos ambientais. Este deve ser outro assunto na pauta do governo. De acordo com cálculos de ambientalistas, se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhão de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo. Isso quer dizer que, ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterão o Brasil entre os três maiores emissores de CO2 do mundo.

Finalizando: O petróleo do pré sal pode ser bom ou ruim para o Brasil dependendo de como for usado.

Fonte: Fatos e Dados Petrobras

22 Comentários:

Fábio Mayer disse...

Não há como fugir da exploração de uma riqueza como esta, que dizer num país com grandes demandas sociais como o Brasil.

Mas me dá medo a criação de estatais para administrar isso, quando já existe uma Agência Nacional do Petroleo.

Daniel Savio disse...

Cara, tudo feito com zelo e responsabilidade dá os melhores resultados...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Valdeir Almeida disse...

Neto,
Os pontos positivos são consistentes, mas poderiam ser utilizados pelos espertalhões. Por exemplo, como você citou, o Pré-Sal gerará muitos empregos reais; por outro lado, há aqueles que querem mamar nas tetas das estatais sem fazer esforço nenhum: são os empregados de cabide.

Ainda se tratando de emprego, se o Pré-Sal não for bem administrado em termos de meio ambiente, uma tragédia pode ocorrer e afundar o projeto junto com os milhares de empregos que ele por ventura gerou.

Abraços, Neto, e ótimo final de semana.

ZEPOVO disse...

Os problemas, os riscos e perigos são enormes, proporcionais ao valor das reservas.
Mal comparado é como o cara ganhar na Sena uns 50 MI, é uma beleza mas já em muitos casos desgraçou famílias.
Nossas instituições precisam ser afinadas antes da grana entrar, coisa que duvido ser possível.

Janaina disse...

Neto,depois de seu post eu passei a tender melhor sobre o pré-sal,pois só falava-se dos royalties,de divisão para todos mas não pensam ni impacto ambiental e em obras faraônicas que podem ser realizadas com o mau uso do dinhiero.E esse dinheiro então,será muito,a perder de vista.
Abraços,tenha um bom feriado.

Isadora Muniz disse...

Eu realmente espero que o dinheiro ganho com os projetos do Pré-sal seja bem investido.
Mas tem um porém: a dívida externa do Brasil é grande e, se o Brasil deixar de pagá-la ou simplesmente investir mais na nossa estrutura educacional, de segurança ou o que for, automaticamente os outros países acusarão nosso governo de comunista.
É preciso equilibrar as coisas. Ter acordos internacionais e favorecer nosso país ao mesmo tempo.

Anônimo disse...

Caro Neto,

Tem algumas coisas que precisam ser esclarecidas no seu post. O CO2 do pré-sal está associado ao gás produzido, e não à gasolina que, juntamente com outros produtos, é obtida do refino do óleo ao qual esse gás está associado. Como o óleo do pré-sal é de boa qualidade, seu refino exigirá menor quantidade de energia, dessa forma emitindo menos CO2 no processo. Mesmo em relação ao CO2 associado ao gás,a Petrobras compromete-se a não liberá-lo para a atmosfera. Essas informações foram tiradas do Blog da Petrobras (link abaixo).

Fonte: http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/?p=22988

Anônimo disse...

minha resposta é uma pergunta .
porque o EUA envadiu Iraque sera que foi o Sadaron 100 pesem bem!!!!!!!!!!!!!!!

Wilson disse...

Fico pensando o que diriam se os brasileiros entendessem que caíram num conto do Pacco.
Senhores, segundo minhas pesquisas, pela internet, tudo indica que o pré sal é uma montagem politica alimentada pela criação espontânea do próprio povo brasileiro e nada mais.

Vejam por exemplo nessa conceituada enciclopédia "Wikipédia" o que os brasileiros sabem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_pr%C3%A9-sal

e comparem (nela mesmo) com que internacionalmente (incluindo a WikiLeaks) não se sabem .

http://en.wikipedia.org/wiki/Pre-salt_layer

Tudo leva a crer que a descoberta do óleo é criação para fins políticos.

Vamos esperar para ver com fica isso.

Anônimo disse...

LUCIANE PRAIA GRANDE, ESPERO QUE VENHA PARA NOS AJUDAR A MELHORAR NOSSO PAÍS, JOGO POLÍTICO... ONDE NÃO EXISTE? TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE, SÓ ME PREOCUPO COM O QUE ESTÁ POR VIR, O QUE SERÁ DA SAÚDE DE NOSSOS NETOS E BISNETOS???

Anônimo disse...

Os prováveis impactos da exploração do pré-sal no meio ambiente.
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA em 15/04/2012




LEIA NO JÁPB
http://www.japb.com.br/index.php

Os prováveis impactos da exploração do pré-sal no meio ambiente

Anônimo disse...

ta certo que é uma riqueza que trara riscos mas num pais como o brasil, esta opúrtunidade não pode fugir, pois se for usada corretamente o brasil dara um salto enorme.

Anônimo disse...

o pre-sal será muito bom para o todo o brasil...

Anônimo disse...

no governo anterior e no governo atual só existe pontos negativos.por se tratar de um governo tão corrupto o pt.

Anônimo disse...

Do jeito que são as coisas no Brasil só vão meter a mão no dinheiro do Pré-Sal e não vamos sentir nenhuma diferença!
Gustavo

Anônimo disse...

As pessoas não pensam nas consequências ambientais que tal exploração provoca. Nosso país é rico na fauna e na flora, não podemos deixar tanta ganância por uma fonte de energia não-renovável destruir tudo. Se os engenheiros têm uma inteligência absurda e magnífica para criar tantas projeções e plataformas petrolíferas, podem muito bem usá-la para explorar conscientemente nossa riqueza natural brasileira.

Anônimo disse...

o pre sal vai ajudar muito o Brasil se o dinheiro for usado corretamente

Unknown disse...

mais uma forma do governo se sair bem,pois mesmo que o Brasil de este "salto" nao temos politicos capazes que façam com essa riquesa se torne um beneficio para muitas pessoas,onde a unica coisa em que elas querem é apenas um lugar digno para viver!

Unknown disse...

Seria bem proveitoso para o brasil a utilização dessa riqueza para a melhoria do nosso pais mas os lucros gerados não tem destino certo esse e o unico problema aparente se eles decidirem investir em empresas do exterior brasil vai continuar na mesma os lucros gerados somente serão para pagar as dividas exteriores que o brasil tem muitas e pouco serão investidos no q realmente interessa que seria o crescimento da Petrobras a implantação de fontes de enegia renovavel para q apos o esgotamento do pre sal a empresa não caia em decadencia

Anônimo disse...

o pré sal irá ajudar o Brasil se usarem o dinheiro corretamente

Anônimo disse...

bom texto

Anônimo disse...

o zelo com o qual é publicado nos orgulha

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.